sexta-feira, 8 de julho de 2022

carta para Joaquim - 2 anos

 Carta para Joaquim


Jujuca,

o dia amanheceu quase sem sol. cinza, com muitas nuvens. talvez seja reflexo destes meus olhos tão cansados… mas a titia pôde ver o mar - e, só de sabê-lo, sinto que podemos transbordar mundos. ah! choveu também nesta manhã dos seus 2 anos. 

2 anos, Juca! você cresce tão rapidamente que mal consigo acompanhar: ja não sou mais a Bá - sou a “titia Beta” (e só a deusa sabe como é bom ouvir sua vozinha me chamando assim). todos os dias, sua mamãe relata palavras, carinhas, gestos, brincadeiras, gracinhas, imitações incontáveis. você é carinhoso, espoleta, adora brincar com a Fridinha e deixa os adultos à sua volta muito babões. 

este ano, pudemos nos ver com mais frequência. embora aqueles tempos difíceis ainda não tenham ido embora por completo, todes nós, do lado de cá das trincheiras da vida, tomamos vacina - e isso permitiu que eu pudesse acompanhar um pouquinho mais de perto seu crescimento. a gente brinca de falar as cores dos carros, de escrever nos cadernos, de contar histórias e cantar músicas do Bita, de escorregar no parquinho, de dançar na sala com qualquer objeto com o qual possamos fazer um som. e essas horas são eternas - ainda que passem tão rapidamente…

hoje você faz aniversário, e eu repito meus desejos do ano anterior: que você continue crescendo com saúde. Amor tem de sobra, não precisa se preocupar. tem também, meu pequeno, a promessa de que estarei com você sempre - mesmo que com o Mar entre nós; de que cuidarei de você; de que, com esperanças renovadas com a sua vida, lutarei ainda mais para que o mundo seja gentil e bom e mais justo e bonito. para você e todas as outras crianças deste nosso país e de todos os países por onde seus pés andarem.

amo você! e vou sentir sua falta... 

você construiu castelos de lindas memórias em mim - tão curta vida para tão longas memórias (parafraseei um poeta nascido lá pertinho de onde você em breve estará).

parabéns, Joaquim! vida longa, cheia de saúde e descobertas. seja quem você quiser! eu estarei por aqui, por aí, com você. 

com amor!,

Titia Beta ♥️

Nenhum comentário: